domingo, 5 de janeiro de 2014

Macramê



É uma técnica de tecer fios que não utiliza nenhum tipo de maquinaria ou ferramenta. É uma forma de tecelagem manual. Trabalhando com os dedos, os fios vão se cruzando e ficam presos por nós, formando cruzamentos geométricos, franjas e uma infinidade de formas decorativas.

O Macramê tem duas formas mais conhecidas  de traçados: o ponto “Festonê” e o ponto “nó duplo”, no primeiro dois fios são usados, um esticado e outro entrelaça formando nós, no segundo três fios são usados, um esticado no meio e os outros dois enlaçam formando nós.

 A palavra Macramê significa “nó”. Há versões que dizem que a palavra vem do Árabe, outros do turco, outras ainda do francês. Mais provável é a origem do Árabe “migramah”, que significa franja ornamental. Com a conquista da Península Ibérica, a técnica foi introduzida na Espanha e depois por toda a Europa.

É uma arte que se originou na Pré-história, quando o homem aprendeu amarrar fibras para se agasalhar e criar objetos. Foi difundida no mundo por marinheiros que utilizavam a técnica para criar objetos marítimos que permutavam nos locais onde desembarcavam.

Até hoje a arte de dar nós é muito apreciada pela habilidade do artesão e a delicadeza do trabalho.

2 comentários:

  1. olá karen! com certeza, podemos sim fazer uma parceria colega!
    vou te adicionar na lateral do meu blog!
    abraços!

    ResponderExcluir
  2. Oi Karen ! Lindos teus trabalhos ! Tu faz parte do g+ ??? Ajuda muiiiito ! Eu vou partilhar esse teu trabalho ! abração Jane

    ResponderExcluir